O Museu Nacional dos Coches (carruagens) está localizado na Praça Alfonço de Albuquerque. O local era uma antiga escola de arte equestre, construída em 1726. Mais a pedido da rainha D. Amélia, esposa do rei D. Carlos, o local foi transformado em um museu, que recebeu o nome Museu dos Coches Reais, em 1905. Porém, após o golpe republicado, teve o seu nome modificado.
01O Museu Nacional dos Coches é um dos museus mais visitados de Portugal e possui a maior coleção de carruagens da Europa. Boa parte dos coches que fazem parte do acervo do museu foram feitos em Portugal, Itália, França, Áustria e Espanha.

Entre as coches em destaque está a que foi utilizada por D. João V e a carruagem da Coroa, mandada executar por D. João VI, quando regresso do Brasil.
Museu Nacional dos Coches 02Ao lado de cada carruagem há uma placa com informações quanto o ao ano de sua fabricação, tipo de veículo e em que ocasião ela foi utilizada. É possível aprender as diferenças entre cada tipo de veículo e apreciar cada detalhe estrutural e artístico das carruagens. Você verá que alguns exemplares são praticamente obras de artes belíssimas, que ostentava ao mundo a riqueza do Império Português.

O passeio pelo Museu Nacional dos Coches é uma viagem ao passado. Com certeza é uma visita que vale a pena, pois as carruagens são realmente incríveis.