Considerada com uma das maiores cidade da Bélgica, Bruxelas também é sua capital, atualmente a cidade conta com uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes, a cidade tem um cunho turístico muito forte e é frequentemente visitada por turistas de todo o mundo, principalmente pelos Brasileiros. A Cidade de Bruxelas possui uma enorme variedade de pontos turísticos, assim como uma ótima estrutura e receptividade para acolher os seus visitantes.

Alguns dos melhores pontos turísticos de Bruxelas:

Atomium

O Atomium é o símbolo de Bruxelas e uma das principais atrações turística da cidade. Esta peça única de arquitetura, criado por ocasião da Feira Mundial de Bruxelas em 1958, tornou-se o monumento mais popular da capital da Europa.

Sua estrutura original simboliza um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Na década de 1950, o átomo estava no centro das atenções como o símbolo quase inesgotável de energia e modernidade.

Mini Europa
Mini Europa - Pontos Turísticos em Bruxelas - Bélgica
Logo ao lado do Atomium você encontrará 25 hectares com um parque com diversas atrações. Isso inclui um complexo de 27 cinema, um planetário e um parque aquático chamado L’Oceade, além de uma embreagem de restaurantes no ‘The Village’.

Sendo que a principal atração do local é a Mini Europa, que possui os edifícios mais famosos e simbólicos dos países da União Européia em 1/25 do tamanho original. Você vai ver gôndolas, um trem TGV a caminho de Paris até mesmo ouvir os sinos inconfundíveis de Big Ben.

Catedral de St. Michaels e St. Gudula
Catedral de St. Michaels - Pontos Turísticos em Bruxelas - Bélgica
Esta igreja está localizada no monte Treurenberg na borda entre a cidade inferior e superior. Já no início do século 11 a igreja estava situada neste local. Em 1047 o Duque de Brabante, Lambert II, tinha as relíquias de Santa Gudula transferidos a partir da igreja de Saint Gorik no centro de Bruxelas para a nova igreja no monte Treurenberg.

Devido à sua importância crescente, a primeira igreja St. Gudula originalmente construído em estilo românico foi transformado em estilo gótico, a partir do século 13. Hoje, os fundamentos da primeira igreja ainda podem ser visto sob a cripta da Cathedral. O estilo gótico foi construído entre 1226 e 1276. Já fachada ocidental foi concluída entre 1450 e 1490, que segue o exemplo das fachadas góticas francesas.

Parlamento Europeu
Parlamento Europeu - Pontos Turísticos em Bruxelas - Bélgica
O Parlamento Europeu é a única instituição supranacional, cujos membros são eleitos democraticamente por votação universal direto. Ele representa o povo dos Estados-Membros. O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos, e está envolvido na elaboração de numerosas leis (diretivas, regulamentos, etc.) que afetam a vida de todos os cidadãos da europa.

Grand Place
Grand Place - Pontos Turísticos em Bruxelas - Bélgica
A Grand Place é a praça central da cidade de Bruxelas. Em todo o mundo é conhecido pela sua riqueza decorativa e estética. A Grand Place é cercado pelas casas guilda, a Câmara Municipal e da Maison du Roi.

A Grand Place é considerada como um dos lugares mais bonitos do mundo. Em 1998 a Grand Place entrou para lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Torre Japonês e Pavilhão Chinês
torre japosena e pavilhão chines
A torre japonesa é uma visão surpreendente na paisagem Bruxelas. Como o pavilhão chinês nas proximidades foi construído no início do século 20, supervisionado pelo rei Léopold II.

O pavilhão na entrada foi adquirido na Feira Mundial de Paris em 1900. Sua construção foi feito em 1901 pelo arquiteto francês Marcel Alexandre. A ornamentação arquitetônica do lado de fora possui painéis esculpidos ou os patches de latão decorados, que foram trazidos do Japão. A decoração interna é feita em estilo moderno e arrojado. Muitas árvores japonesas são plantadas ao redor da Torre.

Inaugurada em 1905, a Torre japonesa agora abriga coleções de porcelana e cerâmica japonesa e chinesa do século 17 e 18. No local, também existem móveis do século 19 e 20. A Torre japonesa, o Pavilhão Chinês e o Museu de Arte Japonesa, juntos, formam os Museus do Extremo Oriente.

Palácio Real
Palácio Real - Pontos Turísticos em Bruxelas - Bélgica
Em frente ao Palais de la Nation, na outra extremidade do Park Royal, o Palácio Real é um dos mais esplêndidos edifícios oficiais em Bruxelas. De 22 de julho a 7 de Setembro é possível fazer um passeio livre deste monumento impressionante de Bruxelas. Este é o lugar onde o Rei exerce as suas funções de chefe de estado, que concede audiências e tratar assuntos do país. O Palácio também contém salas de recepção cerimoniais usados ​​para receber grandes recepções, bem como os quartos privados para a visita de chefes de estado em missão oficial.

Pontos fortes da visitação ao palácio: Conhecer a impressionante sala do trono, majestosa escadaria principal e as três obras de arte contemporânea que foram trazidas ao palácio em outubro de 2002 por iniciativa da Rainha. Estes incluem trabalhos do fotógrafo Dirk Braeckman, pintor Marthe WERY e artista visual Jan Fabre.

Palácio da Justiça
Palácio da Justiça - Pontos Turísticos em Bruxelas - Bélgica
O Palácio da Justiça é onde se encontra a suprema corte da Bélgica. Ele está situado na zona alta da cidade de Saint-Gilles, abaixo da estrada de Avenue Louise em uma área formalmente conhecido como “Gallows Hill ‘. Este local dá-lhe uma excelente vista panorâmica da cidade abaixo.

Medindo 20 mil metros quadrados, o edifício foi projetado pelo arquiteto Joseph Poelaert, que morreu quatro anos antes de sua conclusão em 1883. O estilo é descrito como assírio-babilônico, uma mistura de diferentes estilos. O edifício é cerca de 3 vezes o tamanho do Palácio Real e foi encomendado por Leopold II, um dos primeiros reis da Bélgica, levou 20 anos para ser concluído e custou cerca de US $ 300 milhões em termos de hoje.

Veja outros Pontos turísticos de bastante destaque em Bruxelas:
– Delirium;
– Town Hall (Hotel de Ville);
– Catedral de São Miguel e Santa Gúdula;
– Museu de Instrumentos Musicais;
– Forêt des Soignes;
– Serres Royales De Laeken;
– Museu Real das Forças Armadas e da História Militar;
– Notre Dame du Sablon;
– Museu de Ciências Naturais;
– Jardin du Petit Sablon;
– Poechenellekelder;
– Museu Horta (Musee Horta);
– Autoworld;
– Cantillon Brewery;
– Moof Museum;
– Musée du Tram.