Rica em história e cultura a cidade de Berlim, capital da Alemanha. É na atualidade um dos países que possui os melhores índices de desenvolvimento do mundo.

No passado, Berlim já sofreu bastante inclusive com a Guerra Fira e a segunda guerra mundial o que arrasou a cidade por longos anos, mas hoje em dia a cidade de Berlim se reergueu e desenvolveu bastante. Hoje ela costuma atrair visitantes de todas as partes do mundo, as opções de pontos turísticos são muitas. Confira a seguir, o que há de melhor para se conhecer e os principais pontos turísticos de Berlim – a capital da Alemanha:

Ilha dos Museus:
Ilha dos Museus - Pontos turísticos em Berlim - Alemanha
Localizado ao norte da ilha de Spree a Ilha dos Museus e também uma belíssima obra de arte em si, já que ela envolve cerca de cinco museus de renome mundial, onde possui um conjunto bastante interessante. As muitas exposições que ocorre no outanding incluem o Nefertit e o friso Pergamon.

A partir de 1999, o complexo do museu no centro da cidade de Berlim foi o único conjunto arquitetônico e cultural que é considerado parte do patrimônio mundial da UNESCO. Na parte sul da ilha, perto da ponte Schlossbrücke e à Catedral de Berlim, o Altes Museum ( Museu Antigo) pode ser encontrado, que está localizado nas proximidades do Lustgarten. Na parte norte, há o Museu Novo, bem como a Alte Nationalgalerie. Do lado da Kupfergraben da ilha pode ser encontrado o Museu Pergamon. Por último e não menos importante, há o Museu Bode.

Portão de Brandemburgo:
Portão de Brandemburgo - Pontos turísticos em Berlim - Alemanha
Enquanto o portão é o único remanescente da cidade de Berlim anteriormente usado para representar a separação da cidade, entre Berlim Oriental e Ocidental, uma vez que o Muro de Berlim caiu, em 1989, o Portão de Brandemburgo já chegou a ser o símbolo da unidade alemã. Além disso, esta porta de arenito é um dos melhores exemplos do classicismo alemão.

Construído de acordo com os planos de Carl Gotthard Langhans 1788-1791, o Portão de Brandemburgo é modelado no Propylaeum da Acrópole de Atenas. Em ambos os lados, há seis colunas dóricas que suportam a viga transversal 11 metros de profundidade, que dividem o portão em cinco passagens. Desde outubro de 2002, o Portão de Brandemburgo foi fechada para o tráfego, incluindo carros e táxis.

Muro de Berlim:
muro de berlim - Pontos turísticos em Berlim - Alemanha
Diversos memoriais representam o passado turbulento de Berlim e relembram vários séculos de história alemã, da 1ª Guerra Mundial passando pelo nazismo até a queda do muro.

O Checkpoint Charlie foi uma das passagens de fronteira mais conhecidas de Berlim. Hoje o museu do muro (Mauermuseum) recorda a divisão da cidade com palestras e exposições. Ao lado se encontra a BlackBox como precursora do museu da guerra fria, previsto para 2015. A East Side Gallery, pintada por artistas internacionais, é um pedaço preservado do muro de Berlim em Friedrichshain. Com 1.316 metros, ela é a maior galeria ao ar livre do mundo.

Como parte do 50º aniversário da construção do muro, a Stiftung Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland (Fundação Museu da História da República Federal da Alemanha) abriu em 2011 no “Palácio das lágrimas” a exposição permanente “Experiências de fronteira.

Potsdamer Platz – Praça de Potsdam:
Potsdamer Platz - Pontos turísticos em Berlim - Alemanha
A “Potsdamer Platz” é o antigo centro da cidade. Um ponto de entroncamento dos transportes entre o antigo centro do leste e antigo oeste berlinense. Juntamente com a Praça de Leipzig “Leipziger Platz”, situada a oeste, está situada diretamente na frente do antigo portão citadino de Potsdam e do muro fiscal/alfândega de Berlim.

Até a segunda guerra mundial, a Praça de Potsdam situada em frente à Estação Ferroviária com o mesmo nome era, com as suas inúmeras linhas de interseção de bondes e ônibus, e o primeiro sistema de semáforos do continente, uma das praças mais movimentadas da Europa. Quase completamente destruída durante a guerra, a Praça de Potsdam passou mais de 40 anos num sono de Bela Adormecida, como terreno baldio da cidade entre Leste e Oeste.2

Unter den Linden – Uma das mais belas avindas de Berlim:
Unter den Linden - Pontos turísticos em Berlim - AlemanhaEsta suntuosa avenida é o centro antigo de Berlim e vai do Portão de Brandemburgo até a ponte do castelo. Na avenida “Unter den Linden” estão localizadas inúmeras instituições importantes, tais como a Universidade Humboldt ou a Ópera, bem como atrações turísticas como a “Neue Wache” e a “Zeughaus”.

Outros pontos turísticos bastante visitados em Berlim são:
– Catedral de Berlin;
– Museu Histórico Alemão;
– Gemaeldegalerie;
-Treptower Park;
-Tiergarten;
– Check Point Charlie;
– Reichstag;
– Museu Pergamon;
– Classic Remise Berlin;
– Museu Neues;
– Zoologico Garten;
– Estadio Olimpico;
– Tierpark;
– Memorial do Muro de Berlim;
– Memorial do Holocausto;
– Memorial Sovietico da Guerra – Soviet War Memorial;
– Potsdam – A cidade dos palácios;
– Berlim Ocidental.