Canela é uma cidade que fica localizada no Estado do Rio Grande do Sul e vizinha a famosa cidade de Gramado. Canela tem uma população de aproximadamente 39 mil habitantes.

Com um clima muito agradável (subtropical de altitude) a cidade atrai turistas das mais diversas partes do país. A cidade de Canela reúne muitos Pontos Turísticos que unidos a sua tranquilidade proporcionam ótimos momentos de lazer e diversão. Uma cidade encantadora que deve ser visitada por toda a família.

Em Canela é possível se deliciar com sua gastronomia, que bastante variada, que vai desde um tradicional churrasco gaucho, aos românticos doces de chocolate caseiro e o fondue.

A cidade de Canela é bastante turística abrigando sempre em seu calendário diversos eventos culturais e artísticos. Confira os principais Pontos Turísticos da cidade de Canela no Rio Grande do Sul:

Catedral da Pedra

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - visao frontal da catedral da pedra em canela
Conhecida popularmente pelo nome de Catedral da Pedra, tem seu nome original de Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, que fica localizada no coração da cidade de Canela. De uma beleza esplêndida e grandiosa, a catedral é um dos principais Pontos Turísticos da cidade. Ela foi toda construída com um estilo gótico inglês, ela possui uma enorme torre de cerca de 65 metros de altura, a Catedral ainda possui um carrilhão com 12 sinos. Um detalhe importante é a replica do Papa João Paulo II que fica bem próximo a entrada da Catedral.

Monumento de Integração

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - monumento de integração
Criado pelo escultor Carlos Tennius, o monumento da integração foi feito para marcar a vinda dos presidentes dos países do: Paraguai, Argentina, Chile e Brasil para o Cone Sul, uma linda obra que deve ser bastante admirada e fotografada.

PARQUES
Parque das Sequóias

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - parque das sequoias em canelas no rio grande do sul
O parque reúne uma das maiores coleções de árvores coníferas do mundo (árvores coníferas possui este nome por seus frutos ter forma de cone).  Para quem gosta de natureza o Parque das Sequóias é uma boa pedida. Lá também podem ser praticadas: trilhas e passeios ciclísticos. O parque fica um pouco afastado do centro da cidade de Canelas mais a visita vale muito a pena.

Parque das Ferraduras

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - frente do parque da ferradura na cidade de canelas
O Parque das Ferraduras é um ótimo lugar para entra em contato com a natureza, lá existem varias opções para escalada como as paredes co Canyon que tem aproximadamente 400 metros de profundidade. Um ótimo local para fazer trilhas e conversar com os amigos,  o local é muito agradável e conta com uma incrível cascata chamada de Arroio Caçador. O Parque das Ferraduras de caracteriza como um ótimo Ponto Turístico na Serra Gaucha.

Parque do Caracol

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - cachoeira no parque do caracol na cidade de canelas
O ponto central do Parque do Caracol ée a sua cachoeira que despenca de uma altura de 131 metros em plena queda livre, um visual fantástico.

No parque é possível ainda desfrutar de uma ampla área de lazer, restaurantes e feirinha de artesanato, isso sem contar com a visão privilegiada da queda d’água de um lindo mirante instalado em um local estratégico.

No parque também é possível fazer trilhas ecológicas e fazer um divertido passeio de trem.

O parque do Caracol fica a uma distancia de aproximadamente 7 km do centro da cidade de canelas, sendo um dos Pontos Turísticos mais visitados da região.

Ecoparque Sperry

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - Ecoparque Sperry
Localizado a cerca de 10km do centro da Cidade de Canela, conta com uma enorme área que alcança os 20 hectares rodeado pela mata atlântica. No Ecoparque Sperry o turista irá encontrar diversas cachoeiras em cenário quase intocados, um verdadeiro paraíso verde de preservação ambiental. Também é possível a realização de trilhas leves com uma recompensaste vista panorâmica de seus diversos mirantes, os amantes do ecoturismo irão adorar.

Parque das Corredeiras
O parque das Corredeiras é um dos destinos mais procurados para a pratica do rafting, que é a descida nas corredeiras do rio em cima de botes infláveis, uma aventura bastante emocionante.

Parque Fazenda da Serra
Um local sereno, com muito verde e lagoas, ideal para passar uma tarde andando a cavalo ou charrete, para as crianças a Fazenda da Serra conta com parque infantil e piscina. Na Fazenda da Serra os turistas também poderão observar o processo de ordenha das vacas e a produção de queijos.

Parque da Cachoeira
Um parque bem animado, conta com passeios de pedalinhos, caiaques, tirolesa, cabo aéreo e muitas piscinas naturais repletas de toboaguas.

Parque do Palácio das Hortênsias
Com uma área de 9 hectares, o parque é o lugar ideal para a pratica de trilhas e caminhadas.

Parque Terra Mágica Florybal

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - Terra Mágica Florybal
Um ponto turísticos que não pode faltar no passeio das crianças, o Parque Terra Mágica leva o turista aos tempos mais remotos, na época onde a terra ainda era habitada pelos dinossauros. É sem duvidas um passeio muito emocionante e cheio de surpresas.

Parque Temático Mundo Gelado

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - Parque Temático Mundo Gelado
O Parque Temático Mundo Gelado é o primeiro parque do gênero da America latina, totalmente feito de gelo, sendo um Ponto turístico indispensável para quem visita a cidade de Canela. A temperatura dentro do parque chega a 10 graus negativos, a decoração interna e toda feita em gelo.

Alpen Park

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - Alpen Park
Um parque ideal para a criançada, o Alpen Park conta com Montanha Russa, Cinema 4D, tirolesa e um simpático trenó que faz um passeio por dentro da mata.

MUSEUS
Mundo a Vapor

mundo a vapor
O museu Mundo a vapor proporciona ao visitante uma experiência única, logo na entrada se encontra uma locomotiva caída enorme que parece esta saindo de dentro do museu, uma bela visão que para muitos já vale a visita. No seu interior e possível observar diversas miniaturas todas voltadas a época onde o mundo usava o vapor como seu principal combustível. Um destaque especial e para a menor fabrica de papel do mundo. Ficou curioso, então quando estiver em canela não deixe de visitar o Mundo a Vapor.

Museu do Automóvel – Hollywood Dream Cars

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - museu do automovel
Este a para os apaixonados pelo mundo das 4 rodas, o Museu Hollywood Dream Cars possui uma vasta coleção de carros antigos, em especial carros usados pelo cantos Elvis Presley. O museu conta também com super carros como o caso da famosas Ferrari. Uma ótima dica é que no Museu do Automóvel há possibilidade do turista dirigir o seu carro dos sonhos, como uma Ferrari, Lamborghini ou Porsche.

Museu da Moda – MUM

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - museu da moda
O Museu da Moda – MUM é o local ideal para os amantes da moda, são quase 2.500 mil metros de área construída. Lá se encontram expostos toda a estória da confecção desde a época dos egípcios, é realmente uma viajem no túnel do tempo da moda. O Museu da Moda é uma iniciativa da estilista Milka Wolff. Em anexo ao museu se encontra uma loja onde os visitantes podem comprar diversos suvenir.

Model Circus

Pontos Turísticos em Canela e Gramado – Rio Grande do Sul - Model Circus
Trata-se do maior centro de exposição de modelismo da America Latina, conta com uma enorme variedade de aeromodelos em exposição, onde os fãs de modelismo irão se sentir em casa. No Complexo Model Circus também é possível alugar os modelos e usar em sua própria pista, como também no caso dos carrinhos e barcos.