O Município do Cabo de Santo Agostinho é um dos grandes responsáveis pelo aumento do turismo no estado de Pernambuco, seus pontos Turísticos são muitos bonitos e englobam em sua maioria as suas belas praias e montes.

O Cabo de Santo Agostinho tem uma história muito interessante, foi lá onde segundo historiadores ocorreu o descobrimento do Brasil em 26 de janeiro de 1500 pelo Navegador Espanhol Vicente Pinzón, tanto é que na cidade é possível encontrar vários monumentos e até festivais que celebram essa data tão importante.

O Cabo de Santo Agostinho também já foi palco de diversas batalhas travadas pelos portugueses e holandeses.

O Cabo de Santo Agostinho também possui uma vantagem enorme, ela fica bem próxima a capital do estado Recife e também da Praia de Porto de Galinhas, proporcionando ao turista a oportunidade de realizar passeios bate e volta tanto para Porto de Galinhas, Recife e até a cidade Histórica de Olinda. Conheça a seguir, alguns dos melhores e mais visitados pontos turísticos do Cabo de Santo Agostinho.

Praia de Calhetas
Praia De Calhetas - Cabo De St. Agostinho
A pequena Praia de Calhetas é considerada como uma das praias mais bonitas do mundo, ela fica cravada em meio a duas montanhas e coqueiros, a praia em si possui uma pequena faixa de areia, mais quando o assunto é o banho de mar a praia proporciona uma experiência bastante agradável.

Por incrível que pareça um dos pontos Turísticos mais badalados da Praia de Calhetas é o Bar do Artur, que costuma receber artistas do mundo inteiro, na lista dos visitantes ilustres se encontra até o Rei do Futebol, Pele.

Na praia de Calhetas também é possível fazer um passeio de teleférico, uma aventura e tanto para os mais radicais.

Praia de Gaibu
gaibu_4_gr
A Praia de Gaibu é a mais badalada de todo o Cabo de Santo Agostinho, se tornando o point principalmente para os surfistas e praticantes da pesca de praia. Na Praia de Gaibu é possível encontrar uma enorme variedade de bares e restaurantes. A praia possui uma boa estrutura e recebe muito bem o turista.

É também na Praia de Gaibu que são realizados os principais eventos da Cidade do Cabo de Santo Agostinho entre eles os mais concorridos estão a festa de réveillon e o carnaval.

A Praia de Gaibu possui um cenário encantador com montanhas de rochas e piscinas naturais, digno de um autêntico cartão postal.

Praia de Enseada
enseada_7_gr
A Praia da Enseada dos corais é um pouco mais afastada e se reserva mais para o público local, onde possuem muitas casas e veraneio, a Praia da Enseada também reserva seus encantos, fazer uma caminhada em suas areias brancas logo cedo ao nascer do sol é uma experiência maravilhosa.

Praia de Itaupuama, Praia do Xaréu e Pedra do Xaréu
itapuama_2_gr
As Praia do Xaréu tem como destaque principal a Pedra do Xaréu, que é na verdade uma formação de rochas vulcânicas, a Pedra do Xaréu é um ponto turístico bastante visitado no Cabo de Santo Agostinho, principalmente por ser um ótimo local para a pesca de praia e a pratica do mergulho ou Surf, a Praia do Xaréu é vizinha da Praia de Itapuama, formando quase que uma só praia.

Praia de Suape
suape_5_gr

A Praia de Suape tem um cenário encantador, lá você encontrará o Resort All Inclusive – Vila Galé Cabo de Santo Agostinho, a praia em si não tem tantos atrativos, seu mar é agitado na maré alta e bastante calmo durante a maré baixa, proporcionando um ótimo cenário para os esportes aquáticos, como motos aquáticas e kite surf.

Praia do Paraíso
paraiso_6_gr
A Praia do Paraíso fica cravada em meio às montanhas, seu acesso é difícil e a praia não possui tanta estrutura para receber o turista, mais quem visita a Praia do Paraíso não costuma se arrepender, o visual de lá é simplesmente lindo.

Praia do Paiva
ponte do paiva
Até pouco tempo atrás a Praia do Paiva era só uma fazenda de coqueiros, cenário que mudou bastante depois da construção da Ponte do Paiva, que liga a cidade do Cabo a cidade de Jaboatão, hoje a Praia do Paiva reserva um dos metros quadrados mais caros do estado, com diversos condomínios de luxo e um hotel cinco estrelas, a exemplo do Sheraton Reserva do Paiva.

A praia do Paiva possui uma beleza ainda preservada, sua faixa de areia é grande, mas seu banho de mar não é indicado por conta da presença de tubarões.

Outros Pontos Turísticos muito visitados no Cabo de Santo Agostinho são:
– Centro Cultural Engenho Massangana;
– Igreja N S de Nazaré;
– Museu do Pescador;
– Shopping Costa Dourada;
– Ruínas do Forte Castelo do Mar;
– Teatro Barreto Junior;
– Banho de Lama (argila).