Chile possui mais de 4.600 km de extensão do norte ao sul do país, por isso possui diferentes tipos de clima. Na região norte do país o clima é de deserto (semi-árido), que é onde se encontra o Deserto do Atacama na costa norte. Já no centro do Chile (Santiago), encontramos um clima mediterrânico. E na região leste e sudeste, nos deparamos com o clima de tundra alpina. No sul do país o clima é oceânico. A Ilha de Páscoa, que faz parte do Chile possui um clima úmido e subtropical.

Em geral, o clima do Chile é influenciado pelas frias correntes oceânicas de Humboldt, pelo oceânico Pacífico e pela presença das cadeias de montanhas dos Andes. Por isso o Chile é dividido em quatro zonas climáticas: Norte do Chile, Chile Central, Sul do Chile e Chile Austral.

Confira com mais detalhes as quatro zonas climáticas do Chile:
Clima do Norte do Chile:
Chile Clima: Quando ir no Chile - Norte do ChileEssa região é bastante árida, devido à presença da corrente fria de Humboltd. Apesar da costa do Oceano Pacífico formar constantes névoas, as chuvas são raras na região. O seu interior é onde está localizado o Deserto do Atacama, que é considerada um dos locais mais áridos do planeta. As chuvas nessa região não atinge mais de 1mm durante o ano. Já com relação a sua temperatura, durante o verão (que corresponde de dezembro a fevereiro) tem máxima de 24°C e mínima de 17°C, enquanto no inverno (que corresponde de junho a agosto) a máxima é de 17°C e a mínima de 11°C.

Clima do Chile Central
Chile Clima: Quando ir no Chile - santiago chileNo Chile Central o clima é temperado do tipo mediterrânico, que possui estações bem definidas: com seus invernos com bastantes nuvens, a temperatura é sempre frio e úmido. Já durante o verão o céu é limpo e a temperatura é quente, é raro chover durante esse período. No outono é sempre com boas condições metrológicas. Agora durante o período chuvoso nesta área do país ocorre nos meses de Maio a Agosto. Em Santiago, a temperatura durante o verão, que corresponde de Dezembro a Fevereiro, possui média de 19°C e máxima de 29°C e mínima de 12°C, enquanto no inverno, que corresponde de junho a agosto a média é de 7°C a sua máxima é de 14°C e sua mínima corresponde a 3°C.

Clima do Sul do Chile
Chile Clima: Quando ir no Chile - Valdivia chileA região que corresponde ao Sul do Chile, possui um severo clima oceânico, com bastante ventos, úmido e com temperaturas muito baixas. Na região de Valdivia o clima é temperado e oceânico, durante o verão (que corresponde de dezembro a fevereiro) a temperatura máxima que atinge a região é de 23°C e a mínima atinge 11°C. Já durante o inverno (correspondente aos meses de junho a agosto) a temperatura máxima é de 11°C e sua mínima é de 4°C. Agora o período que ocorre com maior intensidade a precipitação pluvial é nos meses de abril a setembro. No mês de Junho, chove cerca de 550 mm, tornando o período mais intenso de chuvas.

Quando ir ao Chile
Como o Chile é um país de extenso e possuir diferentes climas, é muito importante averiguar a temperatura de cada região e observar a melhor época para visitá-la. Na região do Deserto do Chile (Deserto do Atacama) os meses de maio a setembro são sempre os melhores. Já na região central do Chile (Santiago), é bom visitá-la nos meses entre novembro à março, que é corresponde ao verão. Já no sul do Chile os melhores meses ocorrem durante o verão, que vai de dezembro a fevereiro.