Os aeroportos e as companhias aéreas determinam algumas regras quanto ao tamanho e ao conteúdo da sua bagagem de mão. Portanto, para não ter alguma surpresa indesejada, confira algumas dicas importantes, para organizar a sua bagagem de mão.

O que não é permito levar para o avião na bagagem de mão:

Durante os voos domésticos, o passageiro não deve levar objetos perfurantes ou cortantes, como canivetes ou tesoura de unha, que só deve ser levada na bagagem despachada. Caso a sua bagagem de mão tenha algum tipo de objeto proibido, você pode ser obrigado a descartar. É importante consultar a companhia aérea antes de viajar, pois ela pode ter algumas outras restrições.

Nos voos internacionais, os objetos perfurantes ou cortantes são proibidos. Pasta de dente ou líquidos devem ser transportados em um recipiente de até 100 ml. Devem ser colocados em sacolas plásticas 20 cm. Já os perfumes e bebidas adquiridas no free shop devem ser embaladas em sacolas seladas, juntamente com sua nota fiscal de compra. Já os medicamentos podem ser transportados com a prescrição médica, pois poderão ser pedidos durante a inspeção do raio-x. Os alimentos para os bebês, soros ou xaropes, devem ser levados na quantidade que será utilizada no voo e deve ser apresentado durante a inspeção de sua bagagem de mão.

O que posso levar para o avião na minha bagagem de mão?

Você pode levar os seus documentos, dinheiro, joias, notebook, máquina fotográfica, telefone celular, filmadora e outros bens de valor deve está em sua bagagem de mão. Caso ocorra a necessidade de despachar a sua bagagem de mão, será necessário você declarar o valor dos bens durante o check-in. Outra boa ideia é levar uma muda de roupa em sua bagagem de mão, caso sua mala seja extraviada.

Tamanho
Em voos domésticos, a sua bagagem de mão não deve ultrapassar a 115 cm, sendo ela o total da altura x comprimento. Ela não deve ultrapassar o total de 5kg e deve ser colocado no compartimento cima das poltronas ou caber abaixo do assento do avião. Caso você exceda o peso da sua bagagem de mão, a companhias aéreas poderá obrigar você a despachar como mala. Aí, a sua mala de viagem será somada com a bagagem de mão, lembrando que esse total não pode ultrapassar os 23kg por passageiro.

Já em voos internacionais: as companhias aéreas são as que estipulam os limites.